equilíbrio

Entenda o que interfere no equilíbrio e saiba algumas dicas de como melhorá-lo

Existem muitas vantagens ao exercitar os pés, além o motivo óbvio que é ajudar a evitar fraturas, há também o fortalecimento do núcleo que contribui muito para desempenho de esportes, por exemplo.

Além disso, sapatos apertados ou de bico fino podem ser alguns dos grandes responsáveis por muitos problemas nos pés. Uma das doenças acometidas pelo excesso de uso de sapatos é o Neuroma de Morton, uma lesão no nervo que, em muitos casos, precisa de cirurgia.

A primeira das dicas dos especialistas consiste em libertar os pés. São 28 músculos e 32 articulações que pouco exercitamos. Mantemos nossos pés muitas vezes apertados e desconfortáveis. Por isso, a importância de exercícios. Eles melhoram a sensibilidade, o equilíbrio e a força dos pés. Outa dica é andar descalço em lugar seguro.

Alguns exercícios simples que você pode fazer em casa também são importantes não só para melhorar as dores, como também fortalecer o equilíbrio:

Equilibrar-se em um pé só: posicione-se próximo a uma parede ou uma cadeira firme para poder se apoiar caso perca o equilíbrio. Fique em pé com os pés juntos, levante um dos pés mantendo o joelho dobrado para frente ou para o lado. Segure a posição com os olhos abertos e depois com os olhos fechados. Abaixe o pé e depois levante o outro. Repita 4 vezes para cada pé.

Balance a perna! Estique a perna esquerda e levante-a 10 a 15 cm do chão. Com os braços ao longo do corpo, balance a perna esquerda para frente e para trás, tocando o chão para se equilibrar (se necessário) e mantendo o tronco ereto. Repita o movimento sem tocar o chão. Alterne as pernas e repita.

Faça o movimento de relógio com as pernas: equilibre-se em um pé só, mantenha a cabeça erguida, as costas retas e as mãos sobre os quadris. Estique a outra perna para frente e imagine que você é o centro do relógio. Aponte o pé na direção de onde ficariam os números 12,9 e 3, enquanto mantém o equilíbrio. Aumente o desafio ao pedir para alguém ditar diferentes horários para você fazer. Troque a perna e repita o processo.

Depois que os exercícios já estiverem sendo realizados facilmente, você pode aumentar o nível de dificuldade utilizando acessórios específicos para este fim. E não descuide da segurança: pratique todos este exercícios em local seguro e, preferencialmente, próximo a uma parede ou superfície estável para se apoiar, caso perca o equilíbrio.

drcarlostardini

Mais posts

Comentários