imagem (meio do texto)

Neuroma de Morton: causas, sintomas e tratamento

Um trauma ou um lesão forte podem provocar uma tumor benigno em um dos nervos da planta do pé, formando o Neuroma de Morton. O nome, embora um pouco diferente, define um problema que é mais comum entre os atletas que praticam atividades de alto impacto e em mulheres por conta do uso dos sapatos de bico fino e salto alto.

Nessa condição, os ossos do pé, também conhecidos como metatarsos, têm o espaço reduzido entre si e pinçam estruturas que passam dentre eles. Com isso é iniciado um crescimento desordenado do nervo interdigital, que na maioria das vezes passa entre o terceiro e o quarto metatarsos. Esse nervo aumenta de tamanho, o que piora ainda mais a compressão, causando incômodo e dor na região.

Sinais e sintomas do Neuroma de Morton

O paciente sente que está pisando em um pedra ou uma “bola”, principalmente quando usa sapatos apertados ou com saltos altos, pois este tipo de calçado joga o peso do corpo para frente, aumentando a pressão na região dos metatarsos.

E por ser uma alteração nervosa, também pode causar dormência, formigamento e “choques” nos dedos e na sola, além de ardor e cãibras. Dependendo do tamanho, o neuroma pode até ser palpável e mobilizado.

Diagnóstico

Durante o exame físico, que acontece no próprio consultório, o médico irá pressionar seu pé para sentir a presença de um caroço. No entanto, isso pode não ser suficiente para o diagnóstico. Nesses casos, o especialista poderá recorrer a alguns exames de imagem para ter certeza de que se trata de um neuroma de Morton, como:

  • Radiografia
  • Ultrassonografia
  • Exame de ressonância magnética

Tratamento de Neuroma de Morton

Terapia física

O uso de alguns suportes e amortecedores dentro dos sapatos poderá ajudar a reduzir a pressão sobre os nervos do pé. Eles podem ser adquiridos sem receita médica e costumam ser encontrados em farmácias e em lojas especiais que vendem sapatos para os chamados “pés difíceis”.

Cirurgia e outros

Se o tratamento tradicional não ajudar, o médico poderá sugerir:

– Injeções de esteroides para aliviar a dor;

– Cirurgia de descompressão, em que o médico corta as estruturas vizinhas ao local da lesão;

– Remoção do nervo via procedimento cirúrgico, em que o médico simplesmente retira o nervo afetado para parar a dor;

Como prevenir o Neuroma de Morton?

Para prevenir o aparecimento do neuroma, o paciente precisa mudar alguns hábitos e reduzir os fatores de risco, como usar calçados mais largos e confortáveis e, se for diagnosticado o neuroma, o paciente deve procurar um tratamento especializado com um médico e fisioterapeuta para a melhora dos sintomas. Os principais tratamentos são:

  • Reeducação do paciente, reduzindo o uso de salto alto e evitando atividades prejudiciais;
  • Mobilização do pé e eletroterapia;
  • Exercícios que ensinam a forma correta de andar e melhoram a mobilidade e o apoio dos pés;
  • Uso de palmilhas ortopédicas.

drcarlostardini

Mais posts

Comentários