como-tratar-a-dor-na-sola-do-pe1-739x311

Sente dores na sola do pé e perto do calcanhar?

Dor na sola do pé, próxima ao calcanhar, normalmente pior de manhã. Eles são os sintomas clássicos da Fascite plantar. As medidas normalmente tomadas pelos corredores que sofrem com essa patologia são: gelo, massagem com bola e alongamento. Embora esses cuidados sejam válidos eles não são suficientes no tratamento, pois atacam somente os sintomas do problema, e não a causa.

Na fascite plantar é muito comum a sensação de enrijecimento da sola do pé, e não raro a fáscia plantar realmente fica mais rígida e espessa (ela é uma estrutura fibrosa na sola do pé que auxilia na sustentação do arco plantar e no mecanismo de amortecimento de impacto). A massagem e o alongamento melhoram esse enrijecimento e o gelo atua no alívio da dor.

Mas e a causa da Fascite? 
O que a levou a ficar mais rígida, inflamada e dolorida? Massagem, gelo e alongamento irão aliviar a dor momentaneamente, mas se a causa da patologia não for identificada e tratada os sintomas acabarão voltando.

Identificar a causa da Fascite plantar, ou de qualquer outra lesão relacionada à corrida, não é uma tarefa fácil. O problema é multifatorial, envolvendo muitas variáveis, desde força muscular até comportamento social.

Alguns pontos importantes a serem investigados no tratamento da Fascite são:

Força nos músculos dos pés
Existem pequenos músculos no pé, chamados de intrínsecos, que sustentam o arco plantar e permitem um bom movimento durante a corrida. A fraqueza desses músculos pode aumentar a sobrecarga sobre a fáscia.


Problemas no treinamento 

Aumentos bruscos de velocidade ou de volume de treinamento pioram os riscos de lesão, bem como uma rotina de quilometragem que ultrapasse os limites do corpo. Sobrecargas no
treinamento podem gerar a Fascite plantar mesmo quando a biomecânica da corrida e a força muscular estiverem adequadas.

 

Alto impacto
O impacto excessivo com o chão durante a corrida tem relação com a fascite plantar. Para minimizar o impacto é necessário aprimorar a biomecânica da corrida. Dicas simples são: correr fazendo o menor barulho possível e aterrissar o pé próximo ao tronco. Sobre tênis e amortecimento, uma pesquisa publicada esse ano por um grupo da Universidade de Harvard mostrou resultados interessantes. Eles acompanharam por um ano dois grupos, um correndo descalço e o outro com tênis tradicional (com amortecimento). No grupo que correu descalço houve menor número de casos de fascite plantar em comparação ao grupo que correu de tênis. Aparentemente, o estímulo de fortalecimento dos músculos dos pés foi mais importante para prevenir a fascite plantar do que o tênis com amortecimento.

Gelo, massagem e alongamento são bons aliados no tratamento, mas é preciso investigar e tratar também os fatores causadores, na fascite plantar e em todas as lesões na corrida.

 

(Fonte: Globo Esporte)

drcarlostardini

Mais posts

Comentários