11

Pisada neutra, pronada ou supinada: conheça as diferenças

Você alguma vez já precisou pegar um sapato emprestado e teve a sensação de que o calçado estava gasto, não se adaptando direitinho ao seu pé? Pois isso acontece simplesmente porque cada pessoa tem uma pisada diferente, determinada por fatores biológicos e anatômicos, como a rotação dos joelhos, a flexibilidade das articulações e a própria forma natural dos pés.

Para os corredores, esse é um detalhe muito importante, que faz toda a diferença na performance do exercício. E é aí que entra o cuidado com a escolha do tênis certo para o seu tipo de pisada, que pode melhorar muitoseu desempenho, além de evitar dores e possíveis lesões causadas pelo impacto inadequado.

Adiantando, vale dizer que são basicamente 3 os tipos de pisada: neutra, pronada ou supinada. Não faz a mínima ideia sobre o que se tratam? Então acompanhe nosso post de hoje para conhecer um pouco mais sobre o assunto, aprendendo a diferenciar cada tipo, além de saber qual é o tênis ideal para cada uma e como é possível corrigi-las, fugindo das dores e contusões. Pronto? Confira!

Qual é seu tipo de pisada?

Por mais que existam basicamente esses 3 tipos de pisada, vale lembrar que cada pessoa possui uma pisada diferente, de acordo com suas especificidades anatômicas e a influência de fatores externos.

tenis-pisada-ideal

Pronto para conhecer as características de cada uma delas e aprender a identificar qual é a sua? Dê só uma olhadinha:

Pisada neutra

A pisada neutra seria, teoricamente, a pisada tida como correta. Mas isso definitivamente não significa que uma pessoa de pisada neutra esteja livre de possíveis lesões, viu? Nesse caso, o pé se apoia uniformemente no chão, o arco da planta do pé é perfeito e não há desvios rotacionais nem para dentro nem para fora. Isso faz com que o peso corporal seja distribuído de modo mais homogêneo, favorecendo a estabilidade na hora da corrida ou de outras atividades físicas. Estima-se que um pouco menos da metade da população tenha a pisada do tipo neutro.

Pisada supinada

Quem pisa pra fora, ou seja, projeta a carga corporal para a lateral externa dos pés, possui a pisada supinada. Isso acontece com pessoas cujo arco do pé é muito acentuado, o famoso pé cavo, o que faz com que o apoio se desloque para a região lateral.

Para identificar se sua pisada é supinada, basta observar a sola de um calçado seu já bem usadinho, comum, de base neutra: ele está mais desgastado nas laterais? Se sim, você é um supinador!

Pisada pronada

Você já ouviu falar no famoso pé chato? Esse é o pé de quem tem a pisada pronada, também conhecida como pisada para dentro. Esse é considerado o tipo de pisada da maior parte da população.

Os pronadores são aqueles cujos pés fazem uma rotação excessiva para o lado de dentro, jogando o peso corporal para a parte interna dos pés. Nesse caso, fazendo o teste do calçado de base neutra, o desgaste estaria localizado na parte interna do sapato.

Outra dica para descobrir qual é seu tipo de pisada é molhar os pés e pisar normalmente em uma folha de papel. Ao retirar os pés, observe as manchas deixadas pela água. O desenho é uniforme? Então sua pisada é neutra. Se sua pisada for pronada, toda a área pisada ficará molhada. Já no caso dos supinadores, a área molhada ficará concentrada nas laterais. Faça o teste!

Quais são os tipos de lesão causados por cada pisada?

Os problemas ortopédicos causados pelas pisadas vistas como erradas não estão restritos aos pés e tornozelos, também afetando os joelhos e até mesmo a coluna. Por isso, é necessário estar sempre atento.

Nesse contexto, quem possui pisada supinada tende a ter dores nas canelas, pela tensão excessiva nos músculos dessa região. Os supinadores também estão sujeitos à retração da fáscia plantar, o que pode acarretar dores e inflamações no tecido da planta do pé. Além disso, pode haver desgastes nas patelas, cartilagens presentes no joelho.

Os pronadores, por sua vez, podem apresentar contusões ou até mesmo fratura nos ossos dos pés e da perna devido ao estresse causado pelo esforço excessivo. Também é comum haver dores na parte interna dos joelhos e instabilidade nos tornozelos, por conta da pisada plana.

As pessoas de pisada neutra, que pisam certinho, realmente correm menos riscos, mas também estão sujeitas a esse tipo de lesão durante a prática da corrida.

Como escolher o tênis ideal para sua pisada?

Existem no mercado diversos tipos de calçados e palmilhas específicos para cada tipo de pisada, que visam neutralizá-las ou até mesmo corrigi-las. Mesmo se você for um corredor amador, investir em um tênis adequado é essencial para otimizar a prática, além de, claro, evitar contusões. Nessa hora, o ideal é pesquisar quais são as melhores marcas para garantir a qualidade do calçado, além de conferir quais são os melhores modelos. Aqui vai uma ajudinha:

Pisada neutra

Se você tem pisada neutra, não tem muito com o que se preocupar. Assim, os tênis igualmente neutros, ou seja, aqueles que possuem amortecimento homogêneo, são perfeitos para você. Só se certifique de que são de qualidade, ok?

Pisada pronada

Caso sua pisada seja pronada, opte por modelos motion control, tênis desenvolvidos especialmente para os pronadores, que ajudam a controlar a estabilidade e amortecem a pisada na lateral externa dos calcanhares e na ponta interna da planta do pé e dedos.

Pisada supinada

Já para quem tem a pisada supinada, o ideal é escolher modelos de tênis que possuam amortecimento na parte lateral externa, absorvendo o impacto nessa região. A lógica é simples, caminhando no sentido de compensação do maior esforço.

Para os corredores em geral, independentemente do tipo de pisada, a dica é escolher um tênis com amortecedor em gel, para neutralizar o impacto nas articulações, e optar por um calçado que não seja muito justo nos dedos, se bobear até mesmo ligeiramente maior que seu pé. Isso porque, após algum tempo de exercício, os pés ficam inchados, o que pode fazer com que o tênis pareça apertado e desconfortável.

O tênis certo para seu pé pode melhorar muito seu desempenho na corrida, no entanto, é necessário ficar atento: comprar um calçado para pisada supinada sendo que a sua é pronada, por exemplo, pode piorar o problema e acarretar lesões graves. Por isso, em caso de dúvidas, o ideal é consultar um ortopedista, que saberá diagnosticar corretamente seu tipo de pisada e indicar os melhores tratamentos e calçados para você.

drcarlostardini

Mais posts

Comentários