Os-beneficios-e-a-melhor-forma-de-correr-ou-caminhar-na-areia

Os benefícios e a melhor forma de correr ou caminhar na areia

Caminhar ou correr na praia tem os mesmos benefícios do treino em asfalto e esteira, ainda com a vantagem de causar um menor impacto nas articulações do tornozelo, joelho, quadril e da coluna.

Esse terreno exige maior trabalho dos músculos das pernas e melhora o equilíbrio. Sem falar que é mais agradável e confortável se exercitar à beira da água. Porém, é preciso ter o mínimo de preparo.

Na caminhada e corrida na praia, alternando areia fofa e piso duro junto ao mar, aumenta-se a sobrecarga em relação à pista. Mas esse exercício não substitui a ginástica em aparelhos para membros inferiores.

Correr e caminhar na areia da praia traz mais benefícios do que no asfalto. Agora se o objetivo é prova de maratona isso não faz sentido. Neste caso, o treino na praia é um complemento. O treino em areia fofa não só melhora o fôlego. Ele é indicado, por exemplo, em tratamentos de recuperação de entorses de tornozelo e lesões de joelho, mostrando-se mais eficiente que o trote em pista.

Mas especialistas alertam: cada caso deve ser avaliado individualmente. Entorses de tornozelo e lesões de joelho, entre outras, são causados por falta de estabilidade articular e de controle muscular. Treinar em areia fofa melhora isso, mas se a pessoa é sedentária não deve se aventurar na praia logo de cara, porque há o risco de forçar a região lombar e outras articulações.

Dicas para melhor performance

Na areia trabalha-se muito a sola dos pés, portanto, deve-se evitar correr e caminhar no piso fofo muito quente, porque haverá formação de calos e bolhas. É preferível fazer a adaptação com o tênis, retirando-os à medida que estiver mais bem adaptado ao terreno, recomendam especialistas. E como em qualquer atividade física, após o exercício é importante alongar o corpo, especialmente a panturrilha.

Se a pessoa está iniciando a prática, precisa ir devagar, dedicando cerca de 15 minutos a 20 minutos. Os mais experientes podem fazer de 30 minutos a 40 minutos de corrida, preferencialmente em areia fofa. Também é preciso consultar previamente um médico para saber se há contraindicações. E se lembrar de aplicar o protetor solar, manter a boa hidratação e evitar o exercícios das 10h às 16h, quando há maior incidência de radiação solar.

 

(Fonte: Extra)

drcarlostardini

Mais posts

Comentários