CrossFit-lesões

Riscos de lesões no CrossFit

A prática de esportes diferenciados e de alta performance ganhou cada vez mais espaço dentro das academias. E, nesse sentido, o CrossFit, modalidade de atividade física baseada em “superar os próprios limites” é uma das mais procuradas. No entanto, é preciso ter cuidado na realização de alguns fundamentos.

Mas é imprescindível que haja uma avaliação antes de qualquer atividade esportiva para que o profissional possa enquadrá-lo adequadamente dentro da modalidade. O CrossFit é uma ótima opção para quem acha musculação monótona, porém torna-se uma atividade com grande potencial lesivo, já que exige muito do participante.

As consequências do excesso de atividade física passam por lesões principalmente nos joelhos, coluna e ombros. Isso se dá por conta dos exercícios que exigem que o aluno se movimente rapidamente e com grande quantidade de peso. Esses movimentos são de impacto e causam estresse nas articulações. Se feitos de maneira incorreta, podem gerar lesões articulares, musculares e, no limite, rompimento de tendões.

Sendo um dos fundamentos mais realizados no CrossFit, o agachamento faz com que o aluno precise descer até quase o chão e voltar, causando sobrecarga na articulação do joelho. Já na coluna, essa sobrecarga, que no momento do exercício pode se apresentar como inofensiva, associada a uma postura errada, resultará em lesão. O excesso de esforço na região pode acarretar dores na coluna, em hérnias de disco e até em cirurgia. Apesar de todos esses riscos, a prática do CrossFit não é desaconselhada, mas é preciso, além de uma avaliação adequada feita por um profissional, moderar a intensidade, o peso e o número de repetições. Ter a real noção da capacidade do corpo e tentar não ultrapassar os limites, principalmente no começo, é fundamental. Caso sinta algum tipo de dor, procure um médico para saber qual tipo de lesão é daí iniciar um tratamento.

Fonte: Saúde Plena

drcarlostardini

Mais posts

Comentários