alongamento3-800x445

É preciso alongar antes e depois do treino?

Responda rápido: o que é que você faz para se preparar minutos antes de começar o seu treino? 80% das pessoas respondem que é “um alongamento”. No entanto, ninguém nunca soube dizer se isso é realmente necessário, ou se ele deve ser feito antes e depois, ou ainda, se ele traz efeitos positivos para os seus músculos.

Durante muito tempo, o alongamento foi o ritual padrão antes de começar qualquer atividade física. Um dos motivos seria que ele ajuda a prevenir lesões ou então que melhora o desempenho do atleta  mas sem orientação ,o alongamento pode até prejudicar em alguns casos.

O alongamento previne lesões? 

Antes de responder, vamos entender o que acontece nos seus músculos. O alongamento nada mais é do que um exercício que visa dar elasticidade e aumentar a amplitude do movimento muscular. Portanto, ao se alongar, você força o músculo a esticar suas fibras e a se adaptar a esta condição. Mas essa ação causa estresse no músculo, portanto, ao combinar o alongamento com a atividade do seu treino, seja aeróbico ou hipertrofia você está intensificando ainda mais o estresse muscular, que pode causar lesões. A melhor forma de se preparar para começar o treino é realizando um aquecimento. Alongamento não é proibido, mas deve ser leve. Deve-se evitar a intensidade associada a outras atividades. Esse tipo de rotina pode aumentar o risco de lesões tanto realizados antes, como após sessões de outros exercícios, principalmente que envolva força.   

Quando devo me alongar? 

O que deve ficar bem claro é que o alongamento não é prejudicial. Ele traz benefícios para o seu corpo, desde que praticado no momento e na intensidade corretos. Sessões de alongamentos isolados levam a adaptações musculares com maior elasticidade e amplitude articular, isto como resposta crônica pode ser uma boa estratégia. Portanto, se você realizar alongamentos frequentemente, em horários distantes do seu treino, seu corpo ganha elasticidade e amplitude de movimentos. Estes benefícios podem contribuir para que você tenha mais segurança na hora do treino e não se machuque.  

Alongamentos e treinos não combinam, a não ser que seja um alongamento bem leve durante o aquecimento antes de iniciar a atividade física. Assim você pode treinar tranquilo, com a certeza de que está fazendo o melhor para o seu corpo.

Fonte: Cia Athetica http://www.ciaathletica.com.br/blog/bem-estar/e-preciso-alongar-antes-e-depois-do-treino/

__________

drcarlostardini

Mais posts

Comentários