top-5-melhores-tenis-para-pisada-supinada-photo165113571-44-5-33

Qual o melhor tênis para você? Você sabe como é a sua pisada?

Faça o teste do pé molhado e descubra

Em primeiro lugar é necessário descobrir seu tipo de pisada. Existem três tipos: pronador, normal e supinador. Para saber qual a sua pisada, indicamos fazer o teste do pé molhado seguindo os seguintes passos:

1 – Separe uma folha de papel, pode ser de jornal;

2 – Molhe seu pé em uma bacia de água;

3 – Pise na folha como se estivesse caminhando, primeiro calcanhar e depois ponta do pé;

4 – Faça um risco de caneta em volta da marca e compare com os desenhos abaixo:

Arco Normal

A pisada neutra tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. Este é o tipo mais comum de pisada e possui um arco do pé médio, analisando o solado de um tênis já utilizado, o desgaste é uniforme. O tipo de calçado aconselhado é o neutro ou de estabilidade.

Arco Plano

É aquela em que o corredor utiliza a ponta dos pés, principalmente o dedão para se impulsionar, assim a planta do pé aparece com arco pequeno ou inexistente, pois ele tende se achatar em cada passada. O tipo de tênis aconselhado é aquele que garante maior controle de movimento, combinando estabilidade e amortecimento para evitar pronação excessiva. Este tipo de corredor pode sofrer lesões, principalmente nos joelhos e quadril, se não utilizar o calçado correto.

Arco Cavo

Aquela em que o corredor utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Possui um arco do pé acentuado, que fica evidente no teste do pé molhado, pois a ligação entre o calcanhar e sua a ponta do pé é muito fina ou quase não se tocam. Uma parcela muito pequena da população possui esse tipo de pisada e o calçado aconselhado é o normal, pois estimula uma pisada mais natural.

 

 

 

O ajuste perfeito

Ao escolher seus tênis tenha em mente que seus pés geralmente incham durante a corrida. É aconselhável escolher um que tenha mais espaço para que não se machuque. O calcanhar não deve escorregar quando você caminhar ou correr. Outro ponto importante é que a parte superior deve estar segura sem apertar. O calçado deve ser leve e flexível, mas possuir também leve rigidez para maior suporte. O tênis deve ter espaço na biqueira para que os dedos possam se mexer e não deve ser muito apertado, mas justo o suficiente para que o pé não escorregue dentro do tênis.

O Local de treinamento também influi na escolha de tênis. Se você treina em estrada de terra irregular e com lama deveria preferir tênis da categoria “trilha”. Se corre em pisos muito duros, como concreto, procure calçados com maior amortecimento.

O tipo de treino também é outro fator a se considerar. Corredores velozes podem querer um tênis da categoria performance para treinos em ritmo rápido. Também se pode utilizar este tipo de tênis para competições por serem mais leves.

Há ainda aqueles tênis desenhados especificamente para competições. Alguns são extremamente leves e feitos para corridas de até 10 Km. Outros têm um grau maior de amortecimento e podem ser usados em maratonas. Entretanto, se você vai fazer uma maratona acima de 3 horas, deve preferir um tênis com maior amortecimento no lugar dos de competição.

Fonte: Paquetá Esportes e Dicas de Corrida

http://www.paquetaesportes.com.br/guia-de-corrida

http://www.dicasdecorrida.com.br/artigo.php?recordID=38&artigo=Como%20escolher%20o%20t%C3%AAnis%20ideal%20para%20correr?

drcarlostardini

Mais posts

Comentários