2153493609

Alongar antes de correr não evita lesões e ainda pode prejudicar o desempenho

O alongamento continua sendo um tema polêmico. O que incontestavelmente deve ser aceito é que quem precisa melhorar flexibilidade sem dúvida deve fazer sistematicamente exercícios de alongamento. Para algumas modalidades esportivas não existe dúvida da enorme importância de uma boa flexibilidade. Afinal, alguém pode imaginar um ginasta que não seja muito flexível?

Entretanto, para algumas modalidades a importância do alongamento ainda continua sendo questionada. Este é o caso dos corredores de longas distâncias. Para o corredor, a prática do alongamento, tanto para prevenção de lesões como para melhora de performance, ainda é muito controversa.

Uma revisão da literatura científica sobre alongamento para corredores foi publicada recentemente na revista Research in Sports Medicine. A conclusão dos autores quando analisaram inúmeros artigos científicos publicados sobre o assunto pode ser considerada polêmica:

O alongamento agudo, ou seja, aquele que é realizado imediatamente antes da prática da corrida não previne lesões e pode comprometer a performance.

A primeira conclusão é baseada no fato de que a grande maioria das lesões dos corredores ocorrem por esforço repetitivo, como tendinites e fraturas por estresse, que não são atenuadas pela melhora da flexibilidade.

A repercussão do alongamento na performance decorre, segundo os autores, de um comprometimento da economia de corrida pelo alongamento agudo. O conceito de economia de corrida é de fato de grande importância para a performance do corredor, pois representa o gasto de energia necessário para correr a uma determinada velocidade. O corredor mais eficiente tem prognóstico de melhor performance.

Se o alongamento piora a economia de corrida, sem dúvida, vai prejudicar a performance. Este continua sendo um tema polêmico, mas quando se questiona o alongamento é cada vez mais importante considerar a questão da modalidade praticada.

Fonte: Eu Atleta

 

drcarlostardini

Mais posts

Comentários