close up surgeons hand taking scissors, forceps and surgical instruments on table for operation with colleagues performing work in operation room at hospital, emergency case, surgery, medical concept.

Cirurgia ortopédica: melhora a mobilidade e o conforto dos pacientes

physiotherapist-training-rehab-exercise-broken-leg-patient (1)

Você é do tipo que, ao ouvir a palavra cirurgia em um consultório, já fica em pânico? Claro que respeitados os riscos, é importante salientar que com o avanço tecnológico e quando o atendimento é realizado por um especialista bem-preparado e atualizado, os procedimentos melhoram a mobilidade e o conforto dos pacientes.

A cirurgia é um dos métodos invasivos mais antigos do mundo. Tem como objetivo tratar doenças, restaurar tecidos e músculos, tratar lesões e deformidades, entre outros. Com o passar do tempo, a cirurgia foi se tornando um método cada vez mais seguro, principalmente pelo uso de equipamentos e aparelhos médicos cada vez mais tecnológicos.

Problemas de saúde complexos, exigem tratamentos mais rigorosos. Nesse sentido, dependendo do caso e do tipo de diagnóstico efetuado, a cirurgia é uma das únicas soluções e estritamente necessária.

É esse procedimento médico que pode ser utilizado tanto como para o tratamento de doenças quanto para a correção de estruturas do corpo, e de modo geral, está associada a melhorar a função corporal em detrimento de algum problema de saúde complexo.

Portanto, trata-se de uma intervenção invasiva, e como todas as dessa natureza, implicam em alguns riscos. Porém, atualmente, com o avanço da tecnologia, cada vez menos, cirurgias são malsucedidas.

A disponibilidade de equipamentos modernos e o avanço de técnicas médicas, concedem ao universo cirúrgico, uma outra realidade comparada a décadas atrás. O nível de segurança alcançado atualmente em procedimentos cirúrgicos, fazem com que essa prática, seja uma opção de correção mais imediata, em comparação com outros tipos de tratamento de saúde.

Cirurgias no pé e tornozelo melhoram a mobilidade e o conforto dos pacientes

Os pés e tornozelos são fundamentais no que diz respeito a mobilidade e sustentabilidade do corpo humano. Lesões nessas regiões do corpo, podem ocasionar dores intensas e dificultar atividades do dia a dia, bem como, a longo prazo, e sem um diagnóstico preciso a tempo, corre-se o risco de não conseguir reverter a situação.

A cirurgia do pé e tornozelo são realizadas por um médico especialista. São ortopedistas com subespecialidade específicas para essas partes do corpo, estando aptos a esse tipo de procedimento.

Anterior a decisão de se tratar um problema na região do pé e tornozelo com uma cirurgia, o médico realiza, inicialmente, uma avaliação clínica minuciosa do caso, em uma consulta com o paciente e, posteriormente faz a análise detalhada dos exames de imagens e pré-operatórios.

Isso ocorre pois, mesmo se tratando de uma operação em regiões específicas, qualquer procedimento e intervenção precisam ser bem-preparados e realizados por especialistas, por poderem, em alguns casos, resultar em traumas e outros impactos para o corpo humano.

Portanto, o médico precisa ter a habilitação necessária e estar preparado para realizar o procedimento de forma adequada e cumprir todo o preparo necessário para segurança do paciente, esse modo também é parte crucial no que tange o sucesso da operação.

 

Algumas das razões que levam a cirurgias nas regiões dos pés e tornozelos:

  • Trauma;
  • Deformações congênitas ou adquiridas;
  • Doenças crônicas;
  • Neuropatia diabética;
  • Lesões de ligamentos e tendões;

Tipos de procedimentos cirúrgicos

Cada caso é um caso. E, portanto, se tratando de cirurgia, não é diferente. Para cada tipo de situação e problema, existe um tipo de cirurgia indicada. O médico especialista responsável pelo acompanhamento do caso, é quem deve indicar qual a abordagem cirúrgica mais adequada para a situação.

As cirurgias podem ser, mas não estão limitadas a:

  • Cirurgia aberta: método tradicional. Por meio de uma incisão no local, a área afetada é localizada e corrigida. Pode envolver o uso de placas, parafusos, e outros tipos de materiais cirúrgicos.
  • Cirurgia artroscópica: método menos invasivo, realizado por meio de um Artroscópio (tubo com uma câmera), inserido no corpo por meio de uma incisão.
  • Cirurgia percutânea: outro método menos invasivo, em que as incisões são pequenas e localizadas, reduzindo o trauma nos tecidos do corpo.

Lembrando que o método mais indicado é aquele que trará resultados mais eficazes para o seu problema de saúde, mesmo que não imediatamente, mas, com maiores probabilidades de sucesso a médio e a longo prazo.

Recuperação pós-cirúrgica: cuidados e reabilitação

A recuperação após um procedimento cirúrgico também costuma ser relativa, pois cada cirurgia tem uma complexidade distinta da outra. Outro fator preponderante, é o organismo de cada pessoa que dita o ritmo da recuperação após uma cirurgia.

Da mesma maneira que o paciente recebe orientações pré-operatórias, também irá receber um plano de recuperação, que pode considerar uma nova dieta por alguns dias, sessões de fisioterapia, exercícios e outros tipos de acompanhamento médico.

Os cuidados no pós-operatório são fundamentais para garantirem uma recuperação estável, bem-sucedida e livres de complicações. As medidas a serem adotadas, variam de cirurgia para cirurgia, mas existem métodos em comum:

  • Seguir as orientações médicas.
  • Descansar e repousar pelo tempo necessário.
  • Dieta e alimentação saudável.
  • Administrar a dor (o médico indicará os remédios necessários e orientar o repouso necessário).
  • Higiene no local e pessoal (a higiene local irá evitar infecções na região da cirurgia).
  • Não consumir bebidas e cigarros.
  • Deslocamento seguro e sempre que possível, acompanhado por alguém.
  • Hidratação (consumo de água).

Essas são algumas medidas que podem e devem ser adotadas após um procedimento cirúrgico. Lembrando que são plurais e genéricas, e que os detalhes, bem com o plano de recuperação pós- cirúrgico deve ser recomendado por um médico especialista e será avaliado caso a caso de acordo com as condições do paciente.

Complicações cirúrgicas: o que são e como evitá-las

As complicações cirúrgicas podem ser decorrentes, em grande medida, de duas situações: eventos indesejados no âmbito da cirurgia e os maus cuidados no pós-operatório.

Embora estejamos um tempo em que os avanços tecnológicos são favoráveis à medicina, situações que fogem ao controle do médico cirurgião podem ocorrer, tais como: hemorragias, ou complicações anestésicas.

O corpo humano é uma máquina que funciona em completa integração, e pode reagir de formas variadas.

Entretanto, o mais importante é ressaltar que a maioria das cirurgias são bem-sucedidas, não resultando em complicações mais sérias. O paciente deve tirar todas as dúvidas, inseguranças e discutir questões de qualquer natureza com o médico responsável pelo acompanhamento do tratamento, de modo a sanar todas as suas dúvidas.

Sobre o Dr. Carlos Tardini

Médico ortopedista e traumatologista com mais de 25 anos de experiência, Carlos Tardini é graduado, desde 1994, pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital IFOR e pós-graduado na especialidade pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.

A escolha da medicina ocorreu sob a influência paterna, em que durante toda infância e adolescência o exemplo exercido pelo pai Dr. Osmar Tardini ortopedista renomado, foi determinante para o Dr Carlos Tardini seguir os mesmos passos do pai.

Dr. Carlos relata que teve a oportunidade de viver a experiência de ser expectador do quão gratificante era ter a oportunidade de beneficiar o próximo e o poder que a medicina tinha para exercer ajuda aos outros, e, no caso de a ortopedia ainda oferecer bem-estar e qualidade de vida. Com esse exemplo dentro de casa, veio também a tendência a seguir os passos paternos na escolha da ortopedia.

Ainda dentro deste prisma, este é o motivo pelo qual o Dr. Carlos sempre está comprometido e dá ênfase a absoluta obrigação de realizar atualizações constantes dentro da especialidade de pé e tornozelo, pois, com isso, sempre poderá levar aos seus pacientes os melhores e mais modernos conceitos e opções de tratamento que existem disponíveis no mundo.

Diante de tudo isso, Dr. Carlos Tardini considera que o mais gratificante em toda esta trajetória de vida é poder tratar seus pacientes que o procuram para buscar ajuda, com o que existe de melhor no mundo.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia como também da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, bem como participa de associações internacionais como membro tais como: AO-ASIF (Association Synthesis of Internal Fixation); Federación Latinoamericana de Medicina y Cirurgia del pie la pierna e da AOFAS (American Orthopaedic Foot &Ankle Society.

Sempre em atividade e para manter-se atualizado com as técnicas mais recentes e o avanço da tecnologia, Dr. Carlos Tardini participa anualmente de seminários, cursos e congressos, tanto nacionais como internacionais, desde 1996.

Dr. Carlos Tardini atende em Santo André no Instituto Prata de Ortopedia.

Agende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

drcarlostardini

Mais posts

Comentários