Unpleasant pain. Sad young man looking at his hand while visiting a therapist in the hospital

Como manter a saúde do corpo, primando por uma vida saudável e de bem-estar.

Unpleasant pain. Sad young man looking at his hand while visiting a therapist in the hospital

Há muitas maneiras de ter uma vida saudável, primando pelo bem-estar e pela saúde do corpo físico e mental.

Um corpo humano equilibrado, possui fortalecimento físico e mental. Do ponto de vista físico, atividades esportivas são maneiras assertivas de garantir o vigor do corpo, contudo, fortalecer a mente é deveras importante na busca por uma saúde completa.

Hoje existem muitas opções de atividades, desde pagas à gratuitas. Não é incomum as pessoas associarem o fortalecimento muscular como resultado somente da musculação na academia, entretanto, há outras maneiras de adquirir fortalecimento sem precisar pagar por um plano em uma academia qualquer.

Caminhadas diárias, ou corridas de rua, são excelentes formas de fortalecer o corpo e os músculos a médio e longo prazo. Atividades domésticas ou com equipamentos que estão dentro de casa também podem ser utilizados, sempre com cautela e seguindo orientações disponíveis por especialistas na Internet.

Procure em sua cidade, se existe alguma atividade gratuita ofertada em parques ou praças, porque também é uma opção viável e de baixo custo.

Uma alimentação saudável, associada a essas práticas, é rica para que o corpo assuma um aspecto mais sadio. Mas não se engane: dietas e regimes, devem ser indicados por um profissional nutricionista e vai depender do tipo de resultado que você deseja.

Entretanto, em casa, você pode dar preferência aos alimentos que garantem uma dieta equilibrada e saudável, podendo ser priorizada com alimentos naturais aos produtos industrializados ou de baixo teor nutritivo.

Legumes, folhas variadas, fibras, frutas e proteínas, são excelentes aliados em uma alimentação saudável.

Sustentação do corpo: pés e tornozelos saudáveis dão maior estabilidade e equilíbrio

A qualidade de vida está associada ao bem-estar físico e mental do ser humano. A mobilidade corporal é de suma importância para que o dia a dia seja facilitado, independente do indivíduo praticar atividades físicas ou não.

Os pés são compostos por ligamentos que estão constante e repetidamente em movimento, responsáveis fundamentalmente pelo deslocamento do corpo. Caminhar é um ato natural para o ser humano, razão pela qual, as partes responsáveis por esse movimento, não raro, são negligenciadas no dia a dia.

Diante disso, é possível afirmar que a mobilidade mais eficiente está diretamente ligada a sustentação do corpo humano, e essa, absolutamente conectada aos pés e tornozelos.

O corpo humano possui uma estrutura física suportada, principalmente, pelos pés e tornozelos, e por essa razão, cuidar para que essas regiões se mantenham saudáveis e estáveis, é importante para ter melhor qualidade na locomoção e atividades do dia a dia.

A prática esportiva como aliada no fortalecimento muscular

Os pés e tornozelos são constituídos por músculos e tendões que não raro são esquecidos no âmbito do fortalecimento muscular. Entretanto, são os principais impactados quando se trata de esportes como corridas de rua ou trail runnings, musculação, vôlei, futebol, basquete, entre outros…

É fundamental que, ao passo que a prática esportiva se torne uma constância, um especialista, seja ele médico, educador físico ou fisioterapeuta (cada um em sua área de atuação) acompanhe periodicamente o indivíduo, de modo a evitar que lesões e outros tipos de problemas estruturais do corpo acometam o esportista.

Um profissional de educação física, por exemplo, pode ser um aliado importante junto a um médico ortopedista, quando se trata de fortalecer e estimular tendões e músculos próprios dessas regiões (pés e tornozelos).

Sob esse ponto de vista, ressalta-se a importância do acompanhamento de um profissional capacitado para a prática de esportes regulares, orientando movimentos. Respeitar os limites do seu corpo, bem como, ter sempre o momento de descanso, são fundamentais para a execução de atividades esportivas de maneira saudável e segura.

Estar alerta aos sinais de lesões é sempre importante!

Dores, inchaços e incômodos leves ao movimentar determinadas regiões do corpo, são possíveis sinais e devem ser monitorados. Mas é importante saber diferenciar dores musculares de lesões, e esse diagnóstico, dependendo da gravidade e permanência da situação, deve ser realizado por um médico especialista.

Dores musculares costumam desaparecer após 24 ou 48 horas, mas quando há uma persistência e um desconforto constante, é necessário procurar pelo médico.

Portanto, administrar uma vida mais saudável requer atenção quando o assunto são dores inconvenientes, ou até mesmo pequenos incômodos que surgem do nada. Se preocupar em praticar os movimentos provenientes da prática esportiva escolhida de forma adequada e protegida, são fundamentais para diminuir os riscos para o seu corpo.

Acidentes podem acontecer. Como proceder?

Mesmo com todo o cuidado adotado, alguns acidentes podem ocorrer, ou algumas dores podem surgir. É natural, uma vez que estamos constantemente forçando os músculos em atividades diárias, mesmo inconscientemente.

A atitude mais adequada a se tomar nessa ocasião é procurar por um ortopedista e, sempre que possível, especialista na região da dor. A identificação do problema será realizada pela análise clínica e, provavelmente, por um exame diagnóstico indolor e não invasivo, como o exame de ultrassonografia ou radiografia.

Em casos mais extremos, uma cirurgia pode ser a única saída.

Problemas de saúde complexos, exigem tratamentos mais rigorosos. Nesse sentido, dependendo do caso e do tipo de diagnóstico efetuado, a cirurgia é uma das únicas soluções.

 

A cirurgia é um dos métodos invasivos mais antigos do mundo. Tem como objetivo tratar doenças, restaurar tecidos e músculos, tratar lesões e deformidades, entre outros. Com o passar do tempo, a cirurgia foi se tornando um método cada vez mais seguro de tratamento, fazendo uso de equipamentos e aparelhos médicos cada vez mais tecnológicos.

Anterior a decisão de se tratar um problema na região do pé e tornozelo com uma cirurgia, o médico realiza uma avaliação minuciosa do caso e do paciente, porque mesmo se tratando de uma operação em regiões bem específicas, qualquer procedimento e intervenção cirúrgica, podem resultar em traumas e outros impactos para o corpo humano.

Portanto, o médico precisa ser extremamente profissional e competente ao avaliar o paciente, e prepará-lo para o procedimento de forma adequada, também é parte crucial no que tange o sucesso da operação.

Sobre o Dr. Carlos Tardini

Médico ortopedista e traumatologista com mais de 25 anos de experiência, Carlos Tardini é graduado, desde 1994, pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital IFOR e pós-graduado na especialidade pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.

A escolha da medicina ocorreu sob a influência paterna, em que durante toda infância e adolescência o exemplo exercido pelo pai Dr. Osmar Tardini ortopedista renomado, foi determinante para o Dr Carlos Tardini seguir os mesmos passos do pai.

Dr. Carlos relata que teve a oportunidade de viver a experiência de ser expectador do quão gratificante era ter a oportunidade de beneficiar o próximo e o poder que a medicina tinha para exercer ajuda aos outros, e, no caso de a ortopedia ainda oferecer bem-estar e qualidade de vida. Com esse exemplo dentro de casa, veio também a tendência a seguir os passos paternos na escolha da ortopedia.

Ainda dentro deste prisma, este é o motivo pelo qual o Dr. Carlos sempre está comprometido e dá ênfase a absoluta obrigação de realizar atualizações constantes dentro da especialidade de pé e tornozelo, pois, com isso, sempre poderá levar aos seus pacientes os melhores e mais modernos conceitos e opções de tratamento que existem disponíveis no mundo.

Diante de tudo isso, Dr. Carlos Tardini considera que o mais gratificante em toda esta trajetória de vida é poder tratar seus pacientes que o procuram para buscar ajuda, com o que existe de melhor no mundo.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia como também da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, bem como participa de associações internacionais como membro tais como: AO-ASIF (Association Synthesis of Internal Fixation); Federación Latinoamericana de Medicina y Cirurgia del pie la pierna e da AOFAS (American Orthopaedic Foot &Ankle Society.

Sempre em atividade e para manter-se atualizado com as técnicas mais recentes e o avanço da tecnologia, Dr. Carlos Tardini participa anualmente de seminários, cursos e congressos, tanto nacionais como internacionais, desde 1996.

Dr. Carlos Tardini atende em Santo André no Instituto Prata de Ortopedia.

Agende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

drcarlostardini

Mais posts

Comentários