therapist-training-patient-gym (1)

Recuperação pós-cirúrgica no tratamento ortopédico

physiotherapist-training-rehab-exercise-broken-leg-patient (1)

O que eu preciso saber para ter uma recuperação saudável e eficaz?

A cirurgia é um dos métodos invasivos mais antigos do mundo e a boa notícia é que, com o passar do tempo e o avanço cada vez mais significativo da tecnologia, a cirurgia foi se tornando um método cada vez mais seguro. Entretanto, não se pode desprezar a recuperação pós-cirúrgica no tratamento ortopédico e todos os cuidados envolvidos.

A cirurgia é um procedimento completamente invasivo para o corpo humano, e como tal, ocasiona traumas que devem ser monitorados e acompanhados após a realização da operação para maior segurança e melhora dos resultados.

Independente da cirurgia, o pós-operatório demanda cuidados igualmente rigorosos. É nessa fase de repouso após o procedimento, que o corpo está em regeneração, cicatrização e fortalecimento do organismo, momento crucial para uma reabilitação cada vez mais precisa e eficaz.

Mesmo quando se trata de procedimentos considerados “simples”, a segurança é primordial, e os cirurgiões ortopédicos se empenham em seguir rigorosos protocolos e padrões de qualidade para minimizar riscos e alcançar os melhores resultados durante as operações.

Nesse ínterim, é notória e indiscutível a importância dos procedimentos cirúrgicos na ortopedia, pois eles são, muitas vezes, a única opção para restaurar a funcionalidade e a qualidade de vida dos pacientes. Através de cirurgias reparadoras, reconstrutivas ou substitutivas, é possível aliviar dores crônicas, melhorar a mobilidade e recuperar a capacidade funcional das articulações.

Entretanto, sempre existem os cuidados e os desafios no que tange o processo de recuperação.

Quais cuidados eu devo adotar após um procedimento cirúrgico?

A fase de recuperação pós-cirúrgica requer atenção e cuidado. Em geral, o médico responsável pelo acompanhamento do paciente, monitora seus avanços e suas dificuldades e orienta sobre cada progresso na fase de reabilitação.

Entretanto, apesar de toda a atenção do acompanhamento médico, tudo isso será inútil se o paciente não seguir todas as orientações. Salienta-se que o sucesso da cirurgia está diretamente associado a qualidade e cautela empregados na recuperação pós-cirúrgica.

A princípio, os objetivos cruciais dessa fase são para reduzir as dores, prevenir complicações e promover a cicatrização adequada.

Existem dois momentos após o procedimento cirúrgico: a recuperação ainda no hospital e a recuperação domiciliar. Ainda no âmbito do ambiente hospitalar, logo após a cirurgia, o paciente é acompanhado de perto, de modo a monitorar sua reação a anestesia e demais complicações que podem decorrer em virtude do procedimento.

É realizado um monitoramento dos sinais vitais, níveis de dor, drenagem (quando for o caso), e outras questões específicas.

O local onde foram realizadas as incisões da cirurgia, também requer cuidado. A fase de melhora irá ditar a qualidade da cicatrização do local onde fora realizado os cortes, e é muito importante que todas as instruções sejam seguidas à risca e de forma cuidadosa, prezando pela higiene e pela administração correta dos medicamentos.

Administração correta de medicamentos, repouso e alimentação

Administrar o uso correto dos medicamentos é parte fundamental do processo de recuperação após uma cirurgia. Os remédios serão essenciais no controle da dor, na cicatrização e no gerenciamento do organismo em se fortalecer após os traumas da operação.

Respeitar a quantidade de dias e os horários da medicação, também é parte essencial nessa fase mais delicada. O repouso é bastante significativo, considerando que o corpo sofreu impactos e traumas provenientes da cirurgia. Quando se trata de cirurgia nos pés ou tornozelos, o descanso é ainda mais importante, tendo em vista que será um momento de mobilidade reduzida.

Ao pensar em impactos e traumas, nos referimos a toda e qualquer intervenção a nível de incisões, introduções de equipamentos médicos, e outros tipos de operações invasivas, e que causam desconforto no funcionamento normal do corpo humano.

O paciente deve evitar esforços físicos, prezando pelo descanso. As atividades do dia a dia, mesmo as mais leves como deslocar-se com frequência dentro de casa, ou sair para realizar alguma tarefa externa, devem ser evitadas e diminuídas por alguns dias, seguindo sempre a recomendação do médico.

A retomada de atividades físicas e esportivas, devem ser realizadas de forma paulatina, e devidamente acompanhada e autorizada pelo médico responsável pelo procedimento.

Uma dieta equilibrada também é um fator crucial na recuperação do organismo após uma cirurgia. A alimentação em conjunto com os demais cuidados citados, garantem uma recuperação mais ágil e eficaz.

therapist-training-patient-gym (1)

Os desafios dos pós-operatórios

Apesar de todos os cuidados citados, o pós-operatório também apresenta desafios. Dores e desconfortos, complicações cirúrgicas, restrições funcionais e complicações psicológicas, são questões comuns que atravessam esse momento.

A dor é uma reação comum, afinal, qualquer cirurgia, por menor ou mais simples que seja, apresenta uma invasão ao corpo humano, e esse, reage com dores e desconforto.

Infecções e sangramentos não são incomuns, porém, podem ser revertidos e cuidados a tempo, uma vez identificado o problema.

É importante ressaltar que o rigor em adotar todos os cuidados citados nesse texto, em conjunto com cuidados específicos citados pelo médico responsável por acompanhar o processo, resultam em um pós-operatório com menos riscos e desafios.

Estresse e ansiedade são sintomas comuns, em função das alterações de rotina que as cirurgias demandam. A paciência é fundamental, e associada a adoção dos cuidados necessários, resultarão em uma recuperação mais rápida e com menores e até ausente de danos.

Especificidades do pós-operatório em pés e tornozelos

As cirurgias de pés e tornozelos são comumente realizadas a fim de tratar lesões, rompimento de ligamentos, fraturas e outras patologias. A recuperação pós-cirúrgica dessas áreas do corpo, demandam algumas especificidades, mas no geral, costumam ser semelhantes ao um processo de recuperação comum:

  • Elevação e repouso
  • Controle da dor por meio de medicamentos
  • Fisioterapia e reabilitação
  • Uso de órteses e outros dispositivos de apoio
  • Alimentação e hidratação

Considerações finais a respeito do pós-operatório

A recuperação pós-cirúrgica é uma fase crítica, e necessita toda atenção e cuidado. Adotar uma postura diligente e atenta é essencial para a eficácia e sucesso da recuperação.

Apesar dos desafios, com paciência e cuidado, é possível retornar à normalidade com rapidez. E mais do que voltar à normalidade é regressar de forma saudável e produtiva. Esse sempre deve ser o foco dos pacientes após uma cirurgia: seguir as regras, por mais incômodas que sejam, garantirá sempre o melhor resultado.

O acompanhamento do médico responsável desde o início das consultas, até o dia da cirurgia, e na fase do pós-operatório, é de extrema importância. Todos os cuidados relatados neste texto são orientações gerais e genéricas a cerca deste assunto, mas os detalhes da recuperação, devem ser alinhados com o médico especialista.

Sobre o Dr. Carlos Tardini

Médico ortopedista e traumatologista com mais de 25 anos de experiência, Carlos Tardini é graduado, desde 1994, pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital IFOR e pós-graduado na especialidade pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.

A escolha da medicina ocorreu sob a influência paterna, em que durante toda infância e adolescência o exemplo exercido pelo pai Dr. Osmar Tardini ortopedista renomado, foi determinante para o Dr Carlos Tardini seguir os mesmos passos do pai.

Dr. Carlos relata que teve a oportunidade de viver a experiência de ser expectador do quão gratificante era ter a oportunidade de beneficiar o próximo e o poder que a medicina tinha para exercer ajuda aos outros, e, no caso de a ortopedia ainda oferecer bem-estar e qualidade de vida. Com esse exemplo dentro de casa, veio também a tendência a seguir os passos paternos na escolha da ortopedia.

Ainda dentro deste prisma, este é o motivo pelo qual o Dr. Carlos sempre está comprometido e dá ênfase a absoluta obrigação de realizar atualizações constantes dentro da especialidade de pé e tornozelo, pois, com isso, sempre poderá levar aos seus pacientes os melhores e mais modernos conceitos e opções de tratamento que existem disponíveis no mundo.

Diante de tudo isso, Dr. Carlos Tardini considera que o mais gratificante em toda esta trajetória de vida é poder tratar seus pacientes que o procuram para buscar ajuda, com o que existe de melhor no mundo.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia como também da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, bem como participa de associações internacionais como membro tais como: AO-ASIF (Association Synthesis of Internal Fixation); Federación Latinoamericana de Medicina y Cirurgia del pie la pierna e da AOFAS (American Orthopaedic Foot &Ankle Society.

Sempre em atividade e para manter-se atualizado com as técnicas mais recentes e o avanço da tecnologia, Dr. Carlos Tardini participa anualmente de seminários, cursos e congressos, tanto nacionais como internacionais, desde 1996.

Dr. Carlos Tardini atende em Santo André no Instituto Prata de Ortopedia.

Agende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

drcarlostardini

Mais posts

Comentários