Feet laser therapy. Physiotherapist doctor uses Laser medical equipment for highly effective feet pain treat. Concept of medical orthopedic treatment and rehabilitation

Benefícios das terapias por ondas voltadas para ortopedia

Electro stimulation in physical therapy to a young woman. Medical check at the leg in a physiotherapy center.

Conheça os aspectos desse método de tratamento não invasivo

A terapia por ondas é um método de tratamento não invasivo, comumente utilizado como opção terapêutica complementar ou alternativa a outros tipos de tratamentos médicos.

O método deve ser sempre recomendado por um médico especializado, e além da indicação, também precisa ser realizado com acompanhamento de um profissional capacitado.

Trata-se, portanto, de uma intervenção não invasiva, executada por ondas mecânicas, que traz benefícios comprovados pela literatura médica mundial se utilizado com cautela e no diagnóstico adequado.

As áreas mais comuns que se utilizam esse tipo de tratamento são: ortopedia, fisioterapia, medicina esportiva e dermatologia e até urologia.

Quais os diagnósticos ortopédicos que demandam terapias por ondas de choque?

Os tratamentos que geralmente requerem terapias por ondas de choque, estão relacionados a condições musculoesqueléticas, bem como outros tipos de lesões.

Tendinite, fascite plantar, esporão de calcâneo, bursite, dores nas costas entre outros vários diagnósticos, são exemplos comuns onde esse tratamento é indicado.

“As ondas atuam pontualmente no local lesionado, estimulando a cicatrização e a regeneração tecidual. Também auxiliam diretamente na redução das inflamações e no alívio das dores de acordo com a doença”, explica o ortopedista Carlos Tardini.

Outro tratamento onde o uso de ondas de choque costuma ser benéfica, é quando o paciente tem uma fratura que não consolidou corretamente, levando-o a sentir dores constantes. A terapia pode promover a regeneração do tecido ósseo e induzir a cicatrização.

Aplicações e efeitos.

A aplicação das ondas de choque é rápida, indolor, não invasiva e não requer nenhum preparo anterior. Cada aplicação costuma demorar em média de 15 a 20 minutos. Os intervalos podem variar. O mais comum é realizar o procedimento 1 vez por semana.

Todos os efeitos positivos que podem advir desse procedimento ainda são pontos de discussão importantes no universo da medicina. O relaxamento muscular e o estímulo a circulação sanguínea são pontos fortes no que tange os efeitos primários da utilização da terapia e trazem benefícios consideráveis aos pacientes.

Benefícios decorrentes do tratamento com ondas de choque

Ressalta-se que o tratamento com ondas de choque pode resultar em inúmeros ganhos e benefícios ao paciente.

  • Tratamento não invasivo;
  • Eficácia comprovada;
  • Redução da dor e da inflamação;
  • Estimulação da cicatrização;
  • Menor tempo de recuperação;
  • Baixos riscos de efeitos colaterais.

Contudo, independente dos baixos riscos envolvendo a escolha por esse tipo de tratamento, o paciente deve optar por esse procedimento após uma avaliação médica. O médico especialista é sempre o responsável capaz de diagnosticar e orientar quais são os melhores tratamentos, considerando as circunstâncias específicas de cada caso e condições do paciente.

É importante ressaltar que não são todas as clínicas de ortopedia que possuem o equipamento e o treinamento adequados para a aplicação da terapia por ondas de choque. O Dr. Carlos Tardini é um dos especialistas da região do ABC que utiliza o método há cerca de 20 anos.

Sobre o Dr. Carlos Tardini

Médico ortopedista e traumatologista com mais de 25 anos de experiência, Carlos Tardini é graduado, desde 1994, pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital IFOR e pós-graduado na especialidade pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.

A escolha da medicina ocorreu sob a influência paterna, em que durante toda infância e adolescência o exemplo exercido pelo pai Dr. Osmar Tardini ortopedista renomado, foi determinante para o Dr Carlos Tardini seguir os mesmos passos do pai.

Dr. Carlos relata que teve a oportunidade de viver a experiência de ser expectador do quão gratificante era ter a oportunidade de beneficiar o próximo e o poder que a medicina tinha para exercer ajuda aos outros, e, no caso de a ortopedia ainda oferecer bem-estar e qualidade de vida. Com esse exemplo dentro de casa, veio também a tendência a seguir os passos paternos na escolha da ortopedia.

Ainda dentro deste prisma, este é o motivo pelo qual o Dr. Carlos sempre está comprometido e dá ênfase a absoluta obrigação de realizar atualizações constantes dentro da especialidade de pé e tornozelo, pois, com isso, sempre poderá levar aos seus pacientes os melhores e mais modernos conceitos e opções de tratamento que existem disponíveis no mundo.

Diante de tudo isso, Dr. Carlos Tardini considera que o mais gratificante em toda esta trajetória de vida é poder tratar seus pacientes que o procuram para buscar ajuda, com o que existe de melhor no mundo.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia como também da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, bem como participa de associações internacionais como membro tais como: AO-ASIF (Association Synthesis of Internal Fixation); Federación Latinoamericana de Medicina y Cirurgia del pie la pierna e da AOFAS (American Orthopaedic Foot &Ankle Society.

Sempre em atividade e para manter-se atualizado com as técnicas mais recentes e o avanço da tecnologia, Dr. Carlos Tardini participa anualmente de seminários, cursos e congressos, tanto nacionais como internacionais, desde 1996.

Dr. Carlos Tardini atende em Santo André no Instituto Prata de Ortopedia.

Agende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

drcarlostardini

Mais posts

Comentários