20120201094545657943u

Joanete: um problema que vai além da estética

O joanete, denominação popular da deformidade do Hálux Valgo, é uma das patologias mais comuns nos pés. É uma condição progressiva que causa a inflamação de alguns tecidos do pé (por causa do desvio do dedão) e pode gerar muita dor e incômodos. Ele é muito mais comum entre mulheres (ocorrendo em uma proporção 10 vezes maior do que em homens) e, com o tempo, é normal encontrar sobreposição de dedos, artrose ou bursite no local. Com isso, o paciente terá dificuldade para realizar atividade simples, como andar ou correr, além de maiores problemas para encontrar calçados que não machuquem.

Tratamento

Dependendo do grau, o tratamento pode ser feito em casa, mas é necessário haver uma avaliação médica para ver se a indicação é cirúrgica, procedimento que realinha o dedo e remove o calo local (um processo chamado de bunionectomia).

Algumas medidas que podem amenizar o desconforto:

– alteração dos sapatos – opte por sapatos confortáveis, que ofereçam bastante espaço para os dedos dos pés.

– medicações – alguns analgésicos podem ajudar a controlar a dor, mas atenção, sempre sob orientação médica.

– palmilhas – palmilhas almofadadas podem ajudar a diminuir a pressão exercida no pé conforme você o movimenta, reduzindo os sintomas e prevenindo que ele evolua para um problema mais grave.

O resultado do tratamento depende da idade e das atividades praticadas, além da gravidade. Adolescentes podem ter mais problemas com joanete do que adultos. Muitos adultos cuidam do joanete logo quando ele surge e trocam de sapatos regularmente. A cirurgia reduz a dor em muitos casos, mas não em todos.

Fonte: Minha vida http://www.minhavida.com.br/saude/temas/joanete

drcarlostardini

Mais posts

Comentários