tardiniii

Exercícios de alongamento antes e depois da corrida protegem articulações

Calor, sol e praia. Essa é a combinação perfeita para dar o pontapé inicial às corridas de verão. E de fato é muito vantajoso, pois além de oferecer várias formas de treinamento para atingir os objetivos do atleta em relação ao seu programa de exercícios, proporciona uma das melhores sensações da estação mais quente do ano.

Mas além do tênis, das roupas confortáveis e da alimentação e hidratação adequadas, é necessário realizar os alongamentos antes da corrida. Eles são indispensáveis em qualquer programa de exercícios e ajudam a prevenir as terríveis lesões musculares.

Os benefícios da realização de alongamentos são muitos, pois eles fortalecem tendões e músculos da perna, deixando-os menos vulneráveis a estiramentos e contraturas – que ocorrem quando o músculo se contrai de maneira incorreta – ou até mesmo rupturas, e por isso, para quem quer começar a fazer corridas é mais importante ainda.

Alongar também preserva a flexibilidade da panturrilha e dos tendões de Aquiles, da parte anterior da perna e pé, tibial anterior e extensores. O alongamento de quem pratica corrida na esteira também é feitos da mesma maneira.

Confira algumas dicas de alongamentos necessários antes e depois da corrida:

  • Alongamento em escada ou com apoio alto de uma lista telefônica, por exemplo:

Apoie o antepé no degrau, deixando a parte posterior ceder, forçando-a para baixo e alongando o tendão de Aquiles.

  • Alongamento da toalha:

Sentado a 90 graus, estique as pernas. Estire uma das pernas e puxe a outra com o auxílio de uma toalha, ou corda que fique presa em baixo do pé, em direção a si mesmo. Troque e faça com a outra.

  • Pé de bailarina

Com a mão na ponta do pé, puxe-o para trás, apoiando na parede para alongar a parte interior da coxa e os tendões anteriores do pé.

  • Para fazer sentado

Apoie o pé esquerdo no joelho direito, cruzando a perna. Puxe o antepé para baixo, para cima, para uma lateral e outra. Realize o mesmo procedimento no outro membro.

 

 

 

 

drcarlostardini

Mais posts

Comentários