corrida1

Evolução do volume no treinamento de corrida deve ser gradual para evitar problemas

A corrida é um esporte que sempre nos faz querer ultrapassar nossos limites. Bater recorde pessoal, quem nunca!? Subir dos 10km para 42km da sonhada maratona. Não há problemas em aumentar velocidade de sua corrida, porém é necessário evoluir com calma, pois os aumentos bruscos no treinamento são um fator de risco para lesões em corredores.

As lesões em decorrência da prática de corrida têm inúmeras causas, não cabendo fazer um bom fortalecimento muscular e cuidar da biomecânica do movimento, se acontecem subidas abruptas de volume durante o treinamento.

Existem diversos casos de corredores que sofrem lesões por fazerem um treino com amigos em uma quilometragem que não estavam habituados. Pessoas que só correm 10km e saem para um treino com um grupo de irá fazer 18km. Parece inofensivo, mas é um aumento de 80% sem nenhum tipo de preparação, o que pode acarretar grande problemas, como:

Tendinite do tendão tibial posterior

A lesão ou degeneração causa dor na parte interna do pé, que pode irradiar ao longo da linha do tendão.

Fratura por estresse do calcâneo

O calcâneo é o osso que forma o calcanhar e o maior e mais volumoso do pé. Em atletas de corrida, a lesão mais comum no calcâneo é a fratura por estresse. Ela é diagnosticada, geralmente, em praticantes mais pesados e que não utilizam um tênis com amortecimento ou que não tenham uma boa biomecânica da corrida.

Tendinopatia dos tendões do pé e tornozelo

A tendinopatia é uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas.

Fascite plantar

Para quem pratica corrida de rua em execesso e sem preparo, os pés podem ser focos de lesões devido à natureza da atividade física. E um dos problemas mais comuns nessa parte do corpo é a fascite plantar. Também conhecida como fasceíte, ela é sentida através de uma fisgada na planta do pé.

Cãibra muscular

Se existe um quadro que pode ser considerado um verdadeiro fantasma para o corredor, sem dúvida, é um episódio de cãibra.

Um profissional de educação física é a melhor pessoa para orientar o quanto aumentar a cada treino, porém esses aumentos bruscos prejudiciais são facilmente percebidos por qualquer corredor. É aquele treino que você sente que conseguiria, mas que seria demais. Nesse momento, ouça sua intuição e espere um pouco para aumentar tanto assim. Uma progressão mais suave permitirá uma prática de corrida mais saudável e com menor risco de lesões.

(Fonte: Eu atleta)

drcarlostardini

Mais posts

Comentários