5-atividades-fisicas-para-mulheres-acima-de-40-anos45-1-thumb-570

Corrida: mulheres que praticam devem ficar atentas ao quadril

A corrida traz vários benefícios para a saúde da mulher.  Além de acelerar o metabolismo, ela aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos, melhora o humor e diminui o estresse. Entretanto ao praticar a corrida é preciso tomar cuidado com o quadril, as lesões nesta parte do corpo variam de 3 a 11% do total de ferimentos nos membros inferiores e geralmente são causadas por microtraumas de repetição, gerando sobrecarga excessiva nos tecidos sem que eles tenham tempo suficiente para cicatrização.

Para compensar a fraqueza a sobrecarga é imposta aos outros músculos, o tensor da fáscia lata e o trato iliotibial, aumentando o atrito na bursa com o osso lateral do quadril. Com a continuidade da fricção, podem ocorrer dor, inflamação e degeneração dos músculos laterais e posteriores ao quadril.

Um estudo demonstrou que o aumento repentino na distância semanal percorrida por mais de 30% ao longo de um período de 2 semanas pode aumentar o risco de desenvolvimento de lesões relacionadas a corrida. Menores taxas de lesões foram encontradas em corredores que não ultrapassam o aumento de 10% na distância semanal em um período de 2 semanas. Dessa forma, recomenda-se que o aumento de distância semanal percorrida não ultrapasse 10 %.

Antes de começar a correr, é indicado realizar uma boa avaliação funcional e preparar seu corpo para a atividade que está por vir. Estes cuidados vão contribuir para a longevidade da corrida e evitar afastamento por lesões.

 

Fonte: Mulher com Saúde

drcarlostardini

Mais posts

Comentários