tenis_pirata

Uso de produtos piratas traz riscos à saúde

Tênis pirata provoca desgaste precoce nas articulações 

Os tênis piratas são baratos, porém trazem problemas para as articulações do corpo. A principal função do tênis é diminuir o impacto das atividades físicas e, ao comprar uma réplica, além da pouca durabilidade, ele também pode desgastar as articulações dos joelhos, tornozelos, coluna e quadris, trazendo complicações. De acordo com o ortopedista Gerardo Vasconcelos, os prejuízos trazidos pelas falsificações saem mais caros do que comprando tênis originais.

As principais características dessas lesões são degastes, perda da lubrificação, perda da função, problemas no disco vertebral da coluna e dos meniscos, estruturas de tecido fibrocartilaginoso do joelho e fraturas por estresse, de sobrecargas. Com as lesões, o usuário terá muitos mais prejuízos à saúde e gastará para se recuperar. Dessa forma, comprar a réplica é mais caro do que se fizer um investimento em um produto de qualidade.

Segundo o especialista, o material utilizado nos tênis falsificados não tem a mesma capacidade de impacto e tão pouco a mesma durabilidade. O tênis comum dura em torno de 6 meses para pratica diária de atividade física e cerca de 500km para corrida. Já o tênis pirata dura cerca de 30 dias, porque o amortecimento não sustenta o impacto das atividades.

Dicas 

Ao comprar um tênis, a primeira coisa que deve ser observada é a adequação do produto para o tipo de pisada; depois, é preciso analisar a qualidade do produto para a atividade física específica que será realizada utilizando o tênis. Ao verificar sua pisada, deve-se olhar a adequação do tênis à atividade física desejada. Um tênis de corrida é diferente de um tênis para futsal ou musculação. Você tem que determinar a atividade que você deseja.

As recomendações são as mesmas para tênis infantis e devem ser ainda mais observadas. Crianças menores ainda não estabeleceram sua marcha, então é preciso analisar também a orientação dos pés. Têm crianças com pés voltados para dentro ou para fora, estas devem ter um acompanhamento médico especializado. A partir da orientação, a pessoa deve comprar o tênis adequado para o desenvolvimento da marcha da criança.

A recomendação é que se compre tênis em lojas renomadas, pois havendo algum problema, existe a possibilidade de trocar o tênis. Segundo ele, mesmo os originais podem vir com problemas de amortecimento.

Fonte: Portal O dia

 

drcarlostardini

Mais posts

Comentários