Elderly woman putting cream on swollen feet before put on shoes

Prevenção de Lesões

joint-pain-arthritis-tendon-problems-man-touching-nee-pain-point

Prevenção de lesões nos pés e tornozelos para melhor mobilidade e sustentação do corpo

O corpo humano possui uma estrutura física suportada, principalmente, pelos pés e tornozelos. Logo, se preocupar com a prevenção de lesões nessas regiões é fundamental para garantir mobilidade e sustentação para o corpo.

Os pés são compostos por ligamentos que estão constante e repetidamente em movimento, responsáveis fundamentalmente pelo deslocamento do corpo. Caminhar é um ato natural para o ser humano, razão pela qual, as partes responsáveis por esse movimento, não raro, são negligenciadas no dia a dia.

Em contrapartida, são regiões expostas e de grande impacto, e alvo constante de entorses e fraturas, provenientes de acidentes comuns como tropeços e quedas. Também é muito comum as lesões estarem relacionadas com as práticas esportivas, por essa razão, é importante um acompanhamento médico periódico ao praticar algum esporte de rotina.

De modo geral, as lesões musculares costumam ser problemas comuns aos indivíduos ativos ou que praticam atividade física constante. Nesse sentido, preparar o corpo com aquecimentos e alongamentos antes de praticar algum esporte, é essencial para que os riscos de se lesionar diminuam consideravelmente.

“Outra forma de reduzir o risco de lesões é manter uma rotina de treinamentos, não se esquecendo de proporcionar descanso ao corpo periodicamente. O fortalecimento muscular precisa estar alinhado com pausas para descanso, o que vai proporcionar a médio e longo prazo, um corpo saudável, mais preparado e, consequentemente, menos propenso a lesões”, explica o ortopedista e traumatologista Carlos Tardini.

Mobilidade corporal e qualidade de vida

A qualidade de vida está associada ao bem estar físico e mental do ser humano. A mobilidade corporal é de suma importância para que o dia a dia seja facilitado, independente do indivíduo praticar atividade física ou não.

A mobilidade está diretamente associada a sustentação do corpo humano, e essa, absolutamente ligada aos pés e tornozelos, pois são eles a base de sustentação do corpo humano. Por essa razão, cuidar para que essas regiões do corpo se mantenham firmes, saudáveis e estáveis, é essencial para a qualidade de vida.

O corpo humano opera em funcionamento integrado. Os músculos, ligamentos e tendões, igualmente conectados, uma vez saudáveis, proporcionam ao corpo um movimento mais sólido e eficiente. O contrário, pode resultar em articulações fragilizadas, trazendo problemas de deslocamento e movimentações básicas, que no dia a dia chegam a interferir na rotina.

Atividades que proporcionam flexibilidade e equilíbrio, são muito bem vindas quando se trata de mobilidade corporal. Basicamente, se temos um corpo sustentado por pés e tornozelos saudáveis e “fortes”, temos menor propensão a lesões.

Mitigando riscos de lesões e entorses

Existe muitas formas de se evitar lesões em regiões de impacto no corpo humano, e elas são simples, mas requerem constância. O fortalecimento muscular é um grande aliado nesse sentido, e é benéfico para o corpo em sua totalidade.

O aquecimento e alongamento, precisam anteceder as práticas esportivas, pois são fundamentais para preparar os músculos e ligamentos para os movimentos sucessórios. Prevenir lesões não está somente associado a atividades físicas menos profissionais, mas também, as necessidades do próprio corpo, que diariamente, está em movimento, seja se deslocando, ou em outros tipos de esforço.

A escolha de calçados adequados para cada tipo de uso e atividade, é outro fator que auxilia na redução de riscos relacionados a lesões e entorses. E a postura ao caminhar ou correr, irá corresponder ao tipo de calçado escolhido.

Por exemplo, ao realizar atividades ao ar livre, dependendo do tipo de terreno, é importante avaliar se tênis é a melhor opção, ou bota de caminhada, que possui uma proteção mais reforçada na região dos tornozelos.

Corredores costumam adquirir lesões com facilidade, por essa razão, é importante focar o alongamento nos músculos e nervos que serão mais impactados pela corrida.

Alerta para sinais de lesões e outras patologias

Dores, inchaços e incômodos leves ao movimentar determinadas regiões do corpo, são possíveis sinais e devem ser monitorados. Mas é importante saber diferenciar dores musculares de lesões, e esse diagnóstico, deve ser realizado por um médico especialista.

Dores musculares costumam desaparecer após 24 ou 48 horas, mas quando há uma persistência e um incomodo constante, é necessário procurar por um consultório médico.

Tendinopatias e joanetes também são patologias comuns quando o assunto é lesões nos pés e tornozelos, mas não raro costumam acometer ombros, joelhos e punhos.

A Síndrome da Banda Iliotibial, Tendinite Patelar e Tendinite de Aquiles, são lesões muito recorrentes para quem pratica esportes de impacto na região das pernas. A corrida enquanto prática esportiva, não raro é provocadora de lesões. Portanto, é de suma importância estar atento aos sinais como dores e incômodos, a fim de que em situações onde será necessário um tratamento médico, o diagnóstico possa ser acelerado e o tratamento iniciado o quanto antes.

Tipos de tratamento

Cada lesão requer um tipo específico de cuidado médico. Uma vez que a dor ou outro tipo de incômodo for identificado, é importante consultar um especialista a fim de que esse possa indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Adotar uma postura preventiva, usando calçados e roupas adequadas, aquecer-se e alongar-se, são medidas eficazes quando o assunto é evitar lesões musculares.

Todavia, existem intervenções que são mais comuns, como por exemplo:

  • Repouso;
  • Terapia por onda de choque;
  • Gelo e resfriamento do local;
  • Compressão;
  • Elevação;
  • Anti-inflamatórios;
  • Alongamentos;

Entretanto, Carlos Tardini alerta: “lembrando que cada situação é única, e requer um tratamento específico, orientado e conduzido por um médico especialista.”

Por fim, a consciência e a prevenção aliadas a uma rotina de atividade física ou uma rotina comum, podem minimizar os danos e os riscos de lesões musculares, proporcionando saúde e bem estar no dia a dia.

Sobre o Dr. Carlos Tardini

Médico ortopedista e traumatologista com mais de 25 anos de experiência, Carlos Tardini é graduado, desde 1994, pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital IFOR e pós-graduado na especialidade pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.

A escolha da medicina ocorreu sob a influência paterna, em que durante toda infância e adolescência o exemplo exercido pelo pai Dr. Osmar Tardini ortopedista renomado, foi determinante para o Dr Carlos Tardini seguir os mesmos passos do pai.

Dr. Carlos relata que teve a oportunidade de viver a experiência de ser expectador do quão gratificante era ter a oportunidade de beneficiar o próximo e o poder que a medicina tinha para exercer ajuda aos outros, e, no caso de a ortopedia ainda oferecer bem-estar e qualidade de vida. Com esse exemplo dentro de casa, veio também a tendência a seguir os passos paternos na escolha da ortopedia.

Ainda dentro deste prisma, este é o motivo pelo qual o Dr. Carlos sempre está comprometido e dá ênfase a absoluta obrigação de realizar atualizações constantes dentro da especialidade de pé e tornozelo, pois, com isso, sempre poderá levar aos seus pacientes os melhores e mais modernos conceitos e opções de tratamento que existem disponíveis no mundo.

Diante de tudo isso, Dr. Carlos Tardini considera que o mais gratificante em toda esta trajetória de vida é poder tratar seus pacientes que o procuram para buscar ajuda, com o que existe de melhor no mundo.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia como também da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, bem como participa de associações internacionais como membro tais como: AO-ASIF (Association Synthesis of Internal Fixation); Federación Latinoamericana de Medicina y Cirurgia del pie la pierna e da AOFAS (American Orthopaedic Foot &Ankle Society.

Sempre em atividade e para manter-se atualizado com as técnicas mais recentes e o avanço da tecnologia, Dr. Carlos Tardini participa anualmente de seminários, cursos e congressos, tanto nacionais como internacionais, desde 1996.

Dr. Carlos Tardini atende em Santo André no Instituto Prata de Ortopedia.

 

Agende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

drcarlostardini

Mais posts

Comentários