WhatsApp Image 2023-08-23 at 11.03.38

Eficácia e utilização da Ultrassonografia na Ortopedia

Doctor conducting ultrasound examination of knee joint in child closeup. Diagnosis of bone diseases in children concept

A ultrassonografia é um exame não invasivo que utiliza ondas sonoras para capturar imagens do corpo humano. É uma metodologia muito utilizada em pré-natais, bem como, para guiar e orientar outros procedimentos médicos como cirurgias ou biópsias. Entretanto, não é tão comum ser utilizada em consultórios e clínicas de ortopedia, o que deveria, pela sua eficácia.

Nesse sentido, o ultrassom possibilita ver a integridade das estruturas internas dos tendões como também a densidade, propriedades de movimentos e grau de retração, o que coopera para um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais personalizado.

“O exame possui qualidade de imagem e de informações bastante precisas, por isso é capaz de revelar situações que seriam impossíveis detectar apenas com a radiografia simples”, explica o ortopedista Carlos Tardini.

O exame é seguro, indolor, e costuma ser de baixo custo. De modo geral, é um exame diagnóstico e de fácil realização, que pode ser um auxiliar no acompanhamento terapêutico de determinadas doenças.

A ultrassonografia usada para diagnóstico em lesões nos pés e tornozelos

Por ser um exame de imagem, o ultrassom é um grande aliado dos médicos no que tange a concessão de diagnósticos e, posteriormente, indicação de tratamento.

Os músculos e os tendões do corpo, não raro são alvos de lesões, por inúmeros fatores: torsões provenientes de práticas esportivas, tropeços, quedas, e outras situações do dia a dia que podem ocasionar músculos lesionados.

Sob esse ponto de vista, a ultrassonografia torna-se uma importante aliada para ajudar a identificar o tipo e a dimensão da lesão.

Ao considerar pés e tornozelos, são regiões compostas por ligamentos que estão em constante e repetidos movimentos, sendo os responsáveis, fundamentalmente, pelo deslocamento do corpo. Consequentemente, são regiões expostas e de grande impacto, tornando-se alvo constante de entorses e fraturas.

Importante destacar que existem algumas maneiras de evitar riscos e proteger essas partes do corpo, como o fortalecimento muscular e o uso adequado de calçados para práticas esportivas.

Monitoramento contínuo via ultrassom

Devido a capacidade de visualização de estruturas internas em tempo real, o ultrassom se destaca, entre outros exames de imagem, como uma valiosa ferramenta de acompanhamento médico na evolução da lesão ou fratura, dentro do próprio consultório.

Por esse ponto de vista, a eficácia do exame aliado à avaliação clínica, contribui para que o médico ortopedista possa acompanhar a evolução da recuperação, identificar possíveis complicações e ajustar o plano de tratamento de forma personalizada.

Além disso, outra vantagem da utilização do aparelho é a possibilidade de detecção precoce de eventuais problemas, evitando o agravamento das condições do paciente.

Inicialmente, pacientes pensam no ultrassom como exame de imagem para ser utilizado como diagnóstico para uma série de órgãos, como rins, mamas, fígado, pulmões, bexiga, principalmente útero, ovário e verificar a saúde do feto em pacientes grávidas.

Entretanto, é importante ressaltar que o exame é de extrema eficácia na ortopedia por trazer informações preciosas na avaliação de músculos e articulações. Sua aplicação na área ortopédica representa um avanço significativo, promovendo resultados mais eficazes e melhorando a qualidade de vida dos pacientes em processo de reabilitação.

Benefícios da ultrassonografia

A ausência de radiação ionizante, o baixo custo e a portabilidade do aparelho, é um benefício técnico comparado a outros tipos de exame diagnóstico.

O fato de o exame não ser invasivo, ou seja, não ocasionar nenhum tipo de dor ou desconforto maior para sua realização, também é outro fator que destaca o exame de ultrassonografia.

Embora o exame produza imagens reais e quase imediatas, o laudo assinado pelo médico responsável pela captura das imagens, deve ser interpretado por um médico especialista.

Bone ankle joints of humans with inflammation

Como é feito o exame?

Para a realização do exame, o paciente é posicionado de modo que o local a ser verificado fique em evidência. Nesse momento, é aplicado um gel na região do corpo onde o exame será realizado. O gel auxilia o aparelho transdutor a eliminar as bolhas de ar no corpo formadas por esse contato, e desse modo, a imagem não é prejudicada.

As imagens capturadas da região do corpo onde o exame está sendo aplicado, são transmitidas para um computador.

O ultrassom com doppler é uma outra técnica de exame de imagem utilizando ondas ionizantes, porém, com uma funcionalidade que permite mostrar em tempo real o sangue em movimento através dos vasos sanguíneos.

Sobre o Dr. Carlos Tardini

Médico ortopedista e traumatologista com mais de 25 anos de experiência, Carlos Tardini é graduado, desde 1994, pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital IFOR e pós-graduado na especialidade pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.

A escolha da medicina ocorreu sob a influência paterna, em que durante toda infância e adolescência o exemplo exercido pelo pai Dr. Osmar Tardini ortopedista renomado, foi determinante para o Dr Carlos Tardini seguir os mesmos passos do pai.

Dr. Carlos relata que teve a oportunidade de viver a experiência de ser expectador do quão gratificante era ter a oportunidade de beneficiar o próximo e o poder que a medicina tinha para exercer ajuda aos outros, e, no caso de a ortopedia ainda oferecer bem-estar e qualidade de vida. Com esse exemplo dentro de casa, veio também a tendência a seguir os passos paternos na escolha da ortopedia.

Ainda dentro deste prisma, este é o motivo pelo qual o Dr. Carlos sempre está comprometido e dá ênfase a absoluta obrigação de realizar atualizações constantes dentro da especialidade de pé e tornozelo, pois, com isso, sempre poderá levar aos seus pacientes os melhores e mais modernos conceitos e opções de tratamento que existem disponíveis no mundo.

Diante de tudo isso, Dr. Carlos Tardini considera que o mais gratificante em toda esta trajetória de vida é poder tratar seus pacientes que o procuram para buscar ajuda, com o que existe de melhor no mundo.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia como também da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, bem como participa de associações internacionais como membro tais como: AO-ASIF (Association Synthesis of Internal Fixation); Federación Latinoamericana de Medicina y Cirurgia del pie la pierna e da AOFAS (American Orthopaedic Foot &Ankle Society.

Sempre em atividade e para manter-se atualizado com as técnicas mais recentes e o avanço da tecnologia, Dr. Carlos Tardini participa anualmente de seminários, cursos e congressos, tanto nacionais como internacionais, desde 1996.

Dr. Carlos Tardini atende em Santo André no Instituto Prata de Ortopedia.

Agende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

drcarlostardini

Mais posts

Comentários